A lei exige que toda empresa em sua constituição conte com a presença de um contador. A única exceção a esta regra é o MEI, que pode inclusive ser aberto pela própria internet.
Além de cuidar da entrega da papelada para o governo na hora certa, o contador ajuda a comandar o planejamento financeiro, verifica se está tudo caminhando para o lucro, além de gerar informações essenciais para a tomada de decisões a respeito do futuro da empresa.
O balanço, os livros contábeis e aqueles arquivos enviados digitalmente (SPED, DIRF, DCTF e tantas outras siglas) precisam ser assinados por um contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Segundo o IBGE, no Brasil, menos de 40% das empresas sobrevivem além dos 5 anos de existência, tornando a figura do contador ainda mais importante para seu negócio.
Entre os principais serviços oferecidos podemos citar o balanço, balancete, folha de pagamento, obrigações trabalhistas e tributárias.
Quando há uma relação com o contador mais próxima, os benefícios costumam aparecer principalmente na tomada de decisão e sobrevivência da empresa.